Defenda seus direitos com os advogados especialistas. Envie suas dúvidas on-line 24h até via Whats! Clique AQUI.
O presente brevíssimo artigo destina-se aos que publicam conteúdo em meio público, seja ele qual for (ex.: blog, site, jornal, livro, revista, rádio, TV, rede social, etc.).
De forma sintética, a censura é qualquer tentativa de impedir a produção e divulgação de informação (ex.: texto, foto, som, vídeo, arte, etc.).
A Constituição Federal do Brasil (de 1988) assegura a liberdade de manifestação do pensamento e de expressão e, por consequência, veda qualquer tipo de restrição ou censura a esses direitos. Além disso, o texto constitucional veda a produção de leis ou qualquer outra medida normativa que tentem gerar essa restrição de produção e divulgação de informação (ex.: resoluções, circulares normativas, etc.).
Veja o texto expresso da Constituição Federal:
- Artigo 5º – IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
- Artigo 5º – IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
- Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. 1º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV. 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Assim, a liberdade de expressão é o direito de manifestar opiniões, ideias, crenças, críticas, pensamentos, dúvidas, etc. Ela é um conceito basilar nas democracias modernas.
Desse modo, você, caro leitor e autor, é livre para se manifestar, seja qual for o conteúdo das suas ideias. Os possíveis casos de abusos (ex.: calúnia, injúria, difamação, etc.) devem ser avaliados pelo órgão competente: o Poder Judiciário.
Por fim, em caso de tentativa de censura, pode ser útil contatar a Polícia, os advogados, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Poder Judiciário e outras instituições que lutem pela defesa dos direitos elencados na Constituição Federal do Brasil.
Autor: Advogado Alex Tavares.
Tags:censura
http://Gam%20Hoyo%20Stkr
Eu achei muito boa a sua publicação, mas em um país que é regido pela intolerância, expôr nossa verdadeira opinião pode nos custar a vida. Cansei de criar contas no Facebook, Instagram e Twitter por ver que minha verdadeira opinião agredia tanto as pessoas de tal maneira que elas se juntavam em um ataque massivo e em algumas horas meu perfil estava desativado. Então não me iludo mais com a ideia de que as pessoas vão me respeitar após eu apresentar bons argumentos que me defendam. Em resumo, acabei voltando a escrever em meu diário pessoal, sabe aquela coisa de voltar a usar caneta e um monte de folhas? Pois é, essa é a minha rede pessoal. Livre de qualquer censura ou botão “denuncia” que desative um perfil.